domingo, 2 de setembro de 2012

Dia de irmã mais velha

  Sou filha única. Mas, por sorte ou destino, encontrei algumas pessoas especiais pelo caminho, a quem chamo, sem medo de errar, de irmãs. Por fazer aniversário em agosto, essas poucas e boas irmãs sempre foram mais velhas do que eu, ainda que por poucos meses. E eu costumava ser a menininha frágil que pedia colo, conselho, ombro pra chorar. Até que, um belo dia, apareceu a Carol na minha vida. Eu tinha 16 anos e ela, 13. Foi irmandade à primeira vista. Foi pra ela que eu fiz a minha primeira música "sob encomenda" (até postei aqui na época), e foi pra ela que eu dediquei algum tempo pra ouvir e falar de amores confusos, de anéis, de esmalte, de sapatos, de teatro e de música, claro. Foi a minha chance de ser irmã mais velha, e, confesso: gostei da brincadeira. A gente criou uma paródia de uma música da Taylor Swift (ídola-mor da Carol) pra uma promoção aí que ta tendo, e ficou bem legal, modéstia a parte. Quando ela fizer o vídeo eu posto aqui, com a letra. A música original é essa:




  Sexta foi dia de lua azul e esse fato, por si só, já tornava o dia especial. "Lua azul" é como se chama a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês. Isso acontece, mais ou menos, de dois em dois anos. Uma lunação dura 29 dias e meio, e como a primeira lua cheia de agosto foi bem no comecinho do mês (no dia 2, se não me engano), deu tempo de ter uma segunda lua cheia em agosto. Um ano que tem 13 luas cheias é raro, e por isso, especial. A próxima vai ser só em 2015! Eu encaro como uma espécie de réveillon e aproveito pra refletir sobre perdas e ganhos. Reza a lenda que a noite de lua azul é carregada de energia que propicia a prática de rituais. Como passei a tarde toda compondo e fazendo chocolate com a Carol, o segundo esbat de agosto foi comemorado muito singelamente, em pouquíssimo tempo - só o que o meu sono permitiu. Montei meu altarzinho, acendi um incenso pra lua, uma vela azul, e agradeci, simplesmente, por esse mês ter sido tão precioso. 

Essa música, pra mim, é a trilha sonora perfeita de sexta.

   As composições só vou postar aqui depois, mas a receita do chocolate quente, especialmente feita para comemorar, tirei do Livro Mágico da Lua, da D. J. Conway, que comprei num dia catártico, e vou deixar aqui pra quem quiser se aventurar:
Chocolate quente mexicano

  • 250g de chocolate meio amargo picado
  • 1L de leite
  • um punhado de cravos
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • um pouco de extrato de amêndoa
  • açúcar a gosto

  Usei o meio amargo da Hershey's (♥). Não botei açúcar nem cravo, e troquei a essência de amêndoa por essência de baunilha, como a própria autora sugere no livro. É só derreter tudo numa panela, e bater no liquidificador até formar aquela espuminha em cima. É super simples de fazer e fica delicioso. Mesmo. Gostei de compor em parceria, de me aventurar na cozinha e de perceber que ganhei minha irmã mais nova há dois anos e ela ainda é presença assídua na minha vida, mesmo que a gente não faça mais teatro juntas. Sei que é dia e que a lua já começou a minguar, mas... Obrigada, deusa. E que setembro seja igualmente doce.

Servidos?


Um beijo com bigode de leite,
Luísa Zanni




12 comentários:

  1. Se alguém me falasse três anos atrás que eu conheceria o meu eu do futuro, eu iria rir da cara da pessoa. Mas, cá estou eu, encarando a mim mesma no espelho, só que um pouco mais alta, mais talentosa e um tanto quanto mais ruiva. E, pra te falar a verdade, não consigo mais me imaginar sem a minha irmã mais velha. Sem as cantorias, sem as músicas, sem os conselhos, sem as cenas... Você faz parde de mim, de mais! E eu espero que daqui a cinquenta anos, eu ainda possa passar na sua casa para escrevermos algumas parcerias, cantarolarmos algumas canções, e chorarmos um pouco os amores que não deram certo!

    Beijos sabor chocolate quente,

    sua irmã mais nova (Ana Carolina, mais conhecida como Carol ou como EU!) (:

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto... fiquei sem palavras!

    blog-vidademenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que setembro seja igualmente doce!!! Gostei da frase... E que linda a amizade de vocês!

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui irmã mais velha, mas adoraria ser a irmã mais velha de alguém um dia, parece ser muito legal. UAHUSUAUHSAUH Eu adorei o seu post, eu não cheguei a ver a lua azul, ela me parecia normal nesses dias. Adoro o seu jeito místico.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Vocês duas são lindas juntas e parecem irmãs de verdade!
    Eu sou a caçula, mas gostaria de ter sido mais velha também. Enfim, a irmandade se faz de muitos elos, não apenas de parentescos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa música da Taylor Swift :D Sou super apaixonada pela cantora, é a minha favorita, então sou viciada! Gostei de ler o post enquanto ouvia a música no fundo... e depois poste a paródia aqui
    *-*
    Um beijo
    http://elasdisseram.com

    ResponderExcluir
  7. Aii que lindas vocês duas!! *--*
    Comigo acontece o contrário, sou irmã mais nova, mas desde que eu nasci minha irmã tem a vida dela, os filhos dela, e não liga pra mim Buáaa. #DramaQueen
    Kkkk'
    Mas a gente adota os irmãos ao longo da vida. As vezes a gente acha que eles são mais preciosos do que um irmão de sangue seria, né?
    Um beijão pra você e para Carol. :D

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando encontro nesse mundo pessoas com interesses tão distintos como o seu!
    Ouvi falar da lua azul essa semana, mas não sou muito ligada nessas coisas... mas fiquei bastante curiosa, e vou andar pesquisando na internet, pra estar pronta em 2015! hehe

    anotei essa receita doce, e farei em casa!

    Uns beijos Luísa!

    ResponderExcluir
  9. Ter irmãos (de sangue ou não) é um presente de Deus! =)
    Beijos e carinhos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Que post mais amoooor! *-*

    Eu tenho uma irmã mais nova (de sangue) e algumas amigas-irmãs. Geralmente, com as amigas, sou a mais nova, então adoro as duas posições que me encaixo :P

    Esse seu post foi realmente lindo, sério. Me emocionei. E queria ter feito algo especial na Lua Azul, mas a vi só um pouco da faculdade ):
    Vi ali que você é Wicca... Sério? Tive vontade de perguntar um monte de coisa agora! *-*

    ResponderExcluir
  11. cade meu chocolate?

    ah texto que passa pelo relato de um afeto e termina com chocolate
    quem disse que açucar e amor não pode curar?
    ^^

    ResponderExcluir
  12. É tão legal ler que tem mais gente ligada na Lua Azul.

    Senti-me imensamente grato, simplesmente por ler.

    obrigado, e evoé!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Vou ler, e depois publico e respondo, ta?