sábado, 14 de dezembro de 2013

Bom dia


Acordei sobressaltada. A frequência dos meus atrasos nas últimas semanas me fez pensar que eu havia me atrasado novamente. Mas não: era sábado. Podia dormir até mais tarde, se quisesse. Mas não quis, pois Marani - minha gata - saiu de seu posto ao pé da cama e veio me dar bom dia.

Ali tive certeza de que seria um bom dia. E foi. Quando a gata decidiu sair do aninhamento que havia criado, para si, em mim, levou junto a cara de sono que a noite anterior pregara na minha expressão. Me veio uma música da Mercedes Sosa na cabeça - aquela que diz el amor es simple y a las cosas simples las devora el tiempo. Ouvi o dvd da Mercedes e cantei com ela, pretensiosamente, enquanto arrumava meu quarto. Tudo na maior tranquilidade, já que meu dia só começaria lá pelas duas horas da tarde.

Ao telefone, me foi dito "sai do metrô". Eu entendi que deveria sair do trem e saí do trem. Esperei na plataforma. Foi quando a voz de Elza Soares se fez soar nos meus fones de ouvido cantando levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. E foi o que eu fiz: dei a volta por cima da estação da Central e encontrei quem tinha de encontrar, (quase) na hora em que devia ter encontrado.

Chegamos. Num certo momento da festa, devo dizer, emputeci-me. Entediei-me. Mas logo depois embebedei-me e dancei e dancei e dancei. Depois, houve a despedida, que nada mais é que o momento que antecipa um novo encontro. 

Encaminhei-me, pois, ao lugar do novo encontro. Temi que tudo desse errado. Que os amigos fossem amigos apenas da boca pra fora, mas não: ao ver ali tanta gente unida em função de um mesmo sentimento - esse amor sublime que só os amigos sabem qual é - não exagero se disser que recarreguei minhas baterias de fé na espécie humana.

De volta ao lugar a que chamam casa - o refúgio com a família -, o cuidado e o carinho, ainda que excessivos, foram recebidos de bom grado, como gratidão ao dia de hoje, que me recebeu com seus braços tão longos estendidos à mim.

Bem que Marani avisou que seria um bom dia.




3 comentários:

  1. O desfecho transforma qualquer dia em bom!

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luisa
    É sempre bom começar e terminar o dia com quem amamos e com quem nos ama de verdade, a nossa família. É com eles que devemos encontrar amor , carinho e compreensão e vc ainda tem a Marani para melhorar ainda mais o seu dia :)
    Grande abraço
    Blog Fernu Fala II
    Siga no Twitter

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Vou ler, e depois publico e respondo, ta?