domingo, 1 de dezembro de 2013

Carta à uma cristã

Alice,

Não sou cristã, já te disse. Sempre tomo muito cuidado quando converso sobre religião com algum cristão, talvez por medo de ofender, talvez por medo de ser ofendida. E foi por isso mesmo que disse, cheia de dedos, que não sabia se nós acreditávamos no mesmo deus, mas que acreditava que deus não dá nada de graça pra ninguém; que é necessário correr atrás do que se quer - correr como você correu. Lembra o que você me respondeu? "A gente acredita no mesmo deus, sim". E deve ser isso, mesmo. No máximo, eles tem nomes diferentes, mas o mesmo Amor e a mesma função.

Há dois anos conheci uma menina cristã que me fez rever completamente a imagem preconceituosa que eu fazia de quem compartilha da sua crença. Os julgava bitolados, me incomodava com suas tentativas insistentes de converter a todos à sua fé como se fossem os donos da verdade. Mas essa tal menina era tão legal que me ensinou, sem querer, que personalidade - e, principalmente, caráter - não tem nada a ver com religião.

A verdade é que todas as pessoas de qualquer religião estão sujeitas a serem humilhadas, rechaçadas ou incompreendidas por outras pessoas de qualquer religião. Existem cristãos absolutamente desonestos e ateus admiravelmente evoluídos espiritualmente.

E você me lembrou disso.

Não que em algum momento eu tenha retrocedido naquele meu aprendizado sobre caráter independer de religião, mas essa é uma informação que esteve adormecida na minha cabeça por algum tempo.

Ainda tenho cá minhas revoltas com o que a instituição Igreja fez e vem fazendo com vários e vários fiéis. Me doi ver gente sendo manipulada pelo medo, ainda mais em nome de deus. Sabe, é bem bonito quando a gente vê que alguém segue os preceitos e cumpre os sacrifícios de uma religião por fé, por amor, e não por medo. E vejo isso em você. É mais bonito ainda ser testemunha dessa tua coerência entre o que você crê e as tuas atitudes então, se meu conselho servir de alguma coisa, não liga pra quem, por falta de coisa melhor pra fazer, te critica sem ter o que criticar.

Até porque, não tem nada de "cristão" em meter o nariz da vida dos outros. Não tem "deus" aí. E a gente não precisa perder nosso tempo onde não tem deus, certo?

Só isso que eu queria te dizer.

Até!
Luísa Zanni

-




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Vou ler, e depois publico e respondo, ta?