quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Um dos deuses mais lindos

   Os deuses tem as formas mais surpreendentes possíveis de se mostrar. Adoram essas entradas triunfais, é impressionante. Não haveria de ser diferente com o cara que controla o tempo todo. O cara que controla todo o Tempo. O cara que se controla pra gente não ter tempo de mais nem de menos - o tal do Cronos.

  Estava eu desabafando com uma amiga sobre minha frustração prévia por saber que não terei tempo de fazer tudo o que eu queria no meu cotidiano de 2014, sendo que esse dois mil e ter-se  (frase de Eu me chamo Antonio) ainda nem foi embora.

  Mas o fato é que, assim que fui pra longe dessa minha amiga, Cronos fez um redemoinho de folhas e poeira ao meu redor (que nem naquela cena da Pocahontas, sabe?), congelou o tempo apenas para mim e disse, numa voz tempestuosa:

- Eu ouvi bem você dizer que não tem tempo? Eu existo apenas para que você se deleite em tanto ócio e reclame que precisa ainda mais de mim? Eu te dei as noites escuras propícias ao descanso e os dias ensolarados perfeitos à atividade e assim você me é grata? Eu me entrego a você, você faz o que quiser de mim e ainda pede mais? Quanta tolice, menina. A culpa nunca foi minha. A culpa é apenas dessa sua inconstância, que é sua única característica disciplinada. Quer mais tempo? Larga desse celular e pisa em grama, sente o vento, lê um livro. Esquece o relógio. Descobre do que seu corpo e sua mente são capazes pra ver se vai ter coragem de reclamar de falta de tempo. Não costumo me dar ao trabalho de vir guiar ninguém porque não sou babá, mas tuas reclamações me aporrinham dia e noite. Dá um tempo, garota!

E partiu, de carona numa dessas nuvens baixas que tem aqui em Minas Gerais. E eu fiquei aqui, embasbacada, mas tranquila com a consciência de quem é eterno e não tem que viver pra ontem.

Ninguém me contou, não, gente. Eu vi. Vi o tempo falar comigo pra depois passar por mim.

2 comentários:

  1. ADOREI, hahaha isso foi totalmenet pra mim. Vivo reclamando que não tenho tmepo e isso e aquilo e no final me pego mexendo no comportador, gastando meu tempo com coisas inúteis.
    Ameis eu blog :)
    beijão
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, o tempo! A gente pode divagar tanto sobre, teorizar, narrar, mimetizar... E ele sempre de passagem.
    Em 2014, espero ter tempo de sobra. O que não quero é ser sobra do tempo.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Vou ler, e depois publico e respondo, ta?